terça-feira, 26 de junho de 2012

O índice Dow Jones

(Hugo Horta)

 O Dow Jones, é o índice que é utilizado para acompanhar a evolução dos negócios na Bolsa de Valores de Nova York. Seu cálculo é feito a partir de uma média das cotações entre as trinta empresas de maior importância na bolsa de valores, as vinte companhias ferroviárias mais destacadas e as quinze maiores empresas concessionárias de serviços públicos.

O índice acionário Dow Jones deve sofrer uma revisão, e novos gigantes do setor tecnológico, como a Apple e o Google, têm bons argumentos para se juntar às trinta empresas de elite incluídas no termômetro. Esta revisão se dá quando alguns papeis do índice apresentam baixa performance, e perdendo capacidade de impactar na economia.

Algumas empresas,como a Alcoa, Bank of America tiveram uma queda de aproximadamente 40% em um ano, fazendo com que seus papeis fossem marginalizados no mercado, diminuindo seu impacto nas movimentações financeiras do mercado americano.

Em contrapartida, o preço da Apple, teve um aumento expressivo neste ano, fazendo com que alguns especialista cogitassem sua entrada no índice.


O problema em inserir a Apple no índice, é a forma em que o mesmo é calculado. Ao contrário do Standard & Poor's 500 e de outros índices importantes, os pesos das ações do Dow se baseiam em seu valor absoluto. Com isso, a Apple iria “sufocar” o indice, tendo 26% de participação no mesmo. Mais que o dobro da empresa IBM, que se apresenta com 12%.

Para poder entrar no indice a Apple teria de desdobrar suas ações à razão de cinco para uma ou dez para uma. Mas a revista destacou que a Apple não desdobrou suas ações desde 2005.

 Caso a Apple não desdobre seu papel, ela terá dificuldades para ser incluída no Dow, já que componentes de alto preço, como a IBM, têm um impacto crescente sobre o índice, enquanto papéis de preço menor, como o da Alcoa, Bank of America e General Electric, são marginalizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário